Ecwid.init();

Mercado da Carne nos Estados Unidos – Parte 1

Buenas pessoal Me chamo Rafael, sou um dos sócios-fundadores da PEDRAMOURA. Estou iniciando uma série de posts que irão falar sobre curiosidades do mercado da carne nos Estados Unidos. O principal objetivo é compartilhar com vocês um pouco da minha experiência como consumidor desse mercado, desde que mudei para cá em novembro de 2016. Sem mais delongas, no post de hoje irei falar sobre as diferentes “categorias” de carnes que existem por aqui.

Categorias? O que é isso? Como funciona?

Durante o processo de abate, o frigorífico tem a opção de “qualificar” a sua carne com um selo provido pelo USDA (equivalente ao MAPA brasileiro). Este selo irá atestar que aquela carne atingiu um certo nível de qualidade, baseado em uma série de critérios estabelecidos pelo USDA. O principal objetivo deste selo é garantir um certo padrão de qualidade para o consumidor final.

Esse processo é totalmente opcional e não tem relação alguma com o processo de inspeção da carne. Toda carne passa por um processo de inspeção sanitária, e opcionalmente pode também passar por um processo chamado de “rating” (tradução literária: avaliaçāo). Durante o processo de “rating”, um agente do USDA inspeciona a carcaça e determina em qual categoria ela se enquadra. Os critérios utilizados são basicamente dois: idade do animal e marmoreio da carne. 

Principais Categorias

  • USDA Prime: Carne de animais bem jovens com marmoreio extremo. Essas carnes são raramente encontradas em mercados, são extremamente superiores às demais e normalmente comercializadas em restaurantes e steakhouses. De acordo com uma rápida pesquisa que fiz no google, aproximadamente 2% das carcaças recebem este selo.
  • USDA Choice: Esta é a carne que você geralmente encontra nos bons mercados. Tem uma quantidade de gordura legal e é bem macia. É geralmente a melhor opção considerando o custo/benefício.
  • USDA Select: Inferior ao choice, essa carne é encontrada em mercados e restaurantes de segunda categoria. Eu particularmente nunca provei (ou talvez tenha provado em algum restaurante e não sei hehe), mas baseado no que eu já li sobre, para um bom apreciador de carnes eu não recomendaria essa categoria.

Conclusões

Apesar deste processo garantir um certo padrão, ele não necessariamente garante que você terá acesso a uma carne de fundamento. Nos dias de hoje, a maior parte das carnes que eu particularmente consumo não passam por esse processo de “rating”. O motivo é simples: a maioria dessas carnes vem de grandes produtores e frigoríficos, onde os animais são confinados em situações precárias, resultando em uma carne sem muito sabor. Com o tempo, aprendi que as melhores carnes, ricas em sabor, vem de pequenos produtores e são comercializadas em serviços onlines parecidos com a PEDRAMOURA. Grande parte desses pequenos produtores opta por não aplicar o processo de “rating”, por razões óbvias dos custos envolvidos com o processo.

Por hoje era isso! Espero que tenham gostado! Em breve postarei mais curiosidades sobre o mercado da carne aqui. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão de assunto, entre em contato com a gente nas redes sociais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×