Ecwid.init();

Tu sabe como funciona a Entressafra de Pastagens?

Hoje viemos aqui te contar como é feita a alimentação do gado de nossas fazendas na época de Entressafra das Pastagens, que é o período do fim da colheita do milho e término das pastagens de verão, que se estende até o início do novo plantio. Essa é a época que dificulta mais o trabalho das Fazendas, pois os alimentos para o gado diminuem bastante e isso se soma ao início do inverno aqui na nossa região.
Para enfrentar essa dificuldade, nossos produtores utilizam de algumas técnicas de plantio e manejo de pastos que garantem toda a alimentação e nutrientes necessários para os animais. Dentre elas, duas são as mais importantes:  

  • Pastejo Rotacionado:

Uma das mais utilizadas por nossas fazendas é a técnicas de rotacionar os pastos, que consiste em movimentar os animais, em um certo intervalo de tempo, de um campo para o outro, permitindo o crescimento e a recuperação das pastagens nativas utilizadas. Isso evita o desgaste excessivo do solo e garante uma oferta contínua de alimento para o gado. Desde o começo do ano o pessoal vai reservando alguns campos para a Entressafra, garantido que o pasto esteja bem preparado para quando o gado for solto.

  • Cultura de Cobertura:

Outra manobra bastante utilizada é o cultivo das culturas de cobertura, que são plantadas e preparadas para serem utilizadas justamente na época de Entressafra e são plantadas na lavoura após a colheita, como fonte de alimento para os animais e que além disso, também auxiliam na melhoria da qualidade do solo, aumentando a fertilidade e promovendo um ambiente favorável para o desenvolvimento das pastagens no período seguinte. Um bom exemplo para isso é a Fazenda Paraíso, de onde veio o lote dessa semana, por lá plantam Azevém e Trevo Branco como cultura de cobertura, juntos são excelentes alimentos para o gado, garantindo muita proteína e reserva energética para os animais. E além disso promovem a fixação de  nitrogênio e vários outros nutrientes importantes para o enriquecimento de solo.

Resumindo, a criação de gado na Entressafra das pastagens requer muito planejamento e estratégias adequadas e é por isso que valorizamos e admiramos tanto o pequeno produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×