Ecwid.init();

Escolhendo o azeite perfeito pra grelhar teu Steak

Quando a ideia é um preparo de grelhado na frigideira, nos deparamos com uma variedade bem grande de azeites que podemos usar e nesses casos é normal surgirem algumas dúvidas sobre quando e qual azeite utilizar. Aqui vão algumas dicas e indicações de azeites:

  • Azeite de Oliva

Tem um ponto de fumaça mais alto, então suporta altas temperaturas, o que permiti fazer um bife com uma excelente reação de Maillard, garantindo aquela crostinha por fora, muita suculência e sabor por dentro.

  • Azeite de Avocado

Apresenta um sabor leve e ponto de fumaça elevado, permitindo que a carne asse sem ser queimada, ideal para preparos onde se busca somente o sabor natural da carne.

  • Manteiga

Opção mais comum, uma das grandes vantagens da manteiga é o seu sabor rico e cremoso. Ela adiciona uma camada de riqueza aos grelhados, especialmente a carnes, como bifes e frango. Quando a manteiga derrete na frigideira, forma uma película saborosa que ajuda a dourar e caramelizar a superfície dos alimentos, acrescentando uma crocância extra. No entanto, é importante ter cuidado pois a manteiga tem o ponto de fusão relativamente baixo, então é essencial tomar cuidado para não deixá-la queimar.

  • Banha de Porco

Muito saborosa e versátil, dá um toque especial no Steak grelhado. Por ser de origem animal, harmoniza bem com a maioria das proteínas e transfere muito do seu sabor aos alimentos, aumentando ainda mais o sabor do corte grelhado e facilitando também a reação de Maillard, por ter um alto ponto de fusão.

Algumas dicas e indicações são:

Para Steaks mais finos, recomendamos azeites com ponto de fusão/fumaça elevados, para que a carne seja assada em uma temperatura bem alta, bem dourada e fique com um ponto uniforme.

Para Steaks mais grossos, geralmente se busca o Ponto Menos ou Ponto Bleu, nesses casos recomendamos a Manteiga numa quantidade maior, para que o azeite aqueça mais lentamente e não chegue em seu ponto de fumaça. Nesse caso o ideal é ir colocando a manteiga derretida em cima do Steak, com uma colher para que todo o sabor e temperatura sejam passados para a carne, garantindo uma peça selada por fora e ao Ponto Menos no interior.

Um abraço e até o próximo post!! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×