Ecwid.init();

Degustação às cegas

Para validar nossos processos e a qualidade que atingimos em nossos produtos, resolvemos realizar uma degustação às cegas.

Convidamos 5 pessoas, sem vínculo com a PEDRAMOURA, para degustarem 8 contra-filés diferentes, sendo 5 de outros fornecedores de carnes, do Brasil e do Uruguai, e 3 contra-filés PEDRAMOURA, sendo um de cada fazenda que trabalhamos.

Na primeira etapa, foram avaliadas as embalagens, aroma cru e marmoreio. Depois disto, jogamos os cortes na grelha e preparamos com a ajuda de um termômetro, todos os cortes na mesma temperatura e mesma distância do fogo, ou seja, preparamos tudo da mesma forma.

Após os cortes assados, foram cortados da mesma forma e na mesma temperatura, servimos individualmente para os avaliadores, que nesta etapa avaliaram o sabor, a intensidade do sabor, o aroma assado e maciez. Cada um tinha uma tabela e ia dando a nota para cada pedaço.

Após degustarem todos os cortes que foram assados, partimos para analisar as notas. As organizamos pela categoria das carnes que foram avaliadas, ou seja, agrupamos carnes compradas em supermercados, carnes compradas em boutiques e as carnes da PEDRAMOURA.

Conclusão:

Aparência das carnes:

A carne da PEDRAMOURA se destacou nesse quesito por entregarmos uma carne fresca, embalada há pouco tempo. A grande maioria das marcas, vendem cortes congelados o que torna a cor bem mais escura no pacote. As que eram resfriadas, estavam com bastante sangue, talvez, ) em virtude do mal condicionamento e variação de temperatura do balcão refrigerado.

Maciez

Os cortes de boutique, apresentaram um nível de maciez levemente maior que os cortes da PEDRAMOURA, devido ao confinamento, que influencia muito neste ponto, já que o animal não se movimenta, ou seja, ganha gordura e perde massa muscular. Esse não é o único fator, por isso focamos em raças europeias, melhoramento genético, manejo, qualidade do pasto, maturação, idade do animal, para fornecer cortes nutritivos e com baixo índice de cortisol e ômega 6.

Sabor

Esse é o ponto forte dos cortes da PEDRAMOURA, é indiscutível o sabor de animais criados com alimentação 100% natural e muitas vezes, somente a pasto. A cor da gordura indica facilmente a base da alimentação daquele boi, se for mais amarelada indica uma alimentação a pasto, natural, devido aos betacarotenos encontrados no pasto. Já a gordura mais esbranquiçada é de uma alimentação proveniente de grãos e resíduos industriais, o que reduz os carotenoides na carne.

Custo Benefício

Numa média final, nossa carne agradou mais o público que provou, e ainda apresentou um menor custo por quilo, comparando com as carnes de boutique. Já as carnes de supermercado, apresentaram o menor custo, conduto não geraram uma boa experiência na degustação.

Por fim, obtivemos um resultado muito bom, os nossos cortes tiveram um excelente desempenho, sendo um produto muito mais equilibrado nos aspectos avaliados, e com um preço 34% menor aos de boutiques.

Por hoje era isso, um abraço e até o próximo post! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×