Ecwid.init();

Churrasco VS Barbecue: algumas curiosidades

Cada local do mundo possui sua maneira peculiar de preparar e consumir carnes: temperos, sabores e utensílios para assar são diferentes e, muitas vezes, curiosos. Mas alguns estilos de churrasco transcendem fronteiras e passam a ser apreciados em lugares distantes de sua origem. É o caso do nosso churrasco gaúcho, muito difundido pelo Brasil e em outros países, e também do churrasco americano, o famoso Barbecue.

Vamos listar aqui algumas diferenças e curiosidades do modo de preparo do BBQ feito nos EUA:

– Começamos pelas churrasqueiras à gás ou energia elétrica, não tão comuns no dia a dia daqui, mas muito usadas na terra do Tio Sam. A presença de defumadores (smokers) também é massiva, dando um sabor diferente e muito característico à carne, com o fogo abastecido à lenha de árvores frutíferas.

– Os americanos utilizam muitos cortes que vêm dos músculos do animal, sendo um pouco mais rígidos. Devido a isso e ao método de cozimento mais lento, para não deixar a carne seca e sem gosto após algumas horas de preparo, é indispensável o uso de molhos – o tradicional barbecue, com sabor agridoce, é o mais utilizado e exportado para o mundo todo.

– A maneira de fazer os cortes da carne do animal também é diferente, sendo que, muitas vezes, não se encontra uma correspondência exata entre o nome de um corte americano e um brasileiro, mas podemos fazer algumas relações:

Beef ribs – Costela

Flank steak – Fraldinha

Ground beef – Carne moída

Hump steak – Cupim

Top sirloin – Picanha

Prime rib / Rib steak – Chuleta

Sirloin steak – Contra-filé

Sirloin tri tip roast – Maminha

Tenderloin – Filé mignon

PEDRAMOURA - Blog - semana 11.10.2021...

E aí, na tua casa o BBQ Americano faz sucesso ou prefere ficar só com o nosso churras de costume?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×