Um assunto pouco comentado por aqui é o transporte do gado da fazenda até o frigorífico, mas apesar de pouco comentada, essa etapa é crucial pra qualidade final da carne?!
Acontece que um transporte da carga viva feito com o manejo e os cuidados certos vai garantir o bem estar animal até o final de todo o processo de produção daquele lote. É por isso que tomamos alguns cuidados importantes com o transporte dos nossos animais, pra ti ter uma ideia, até a quantidade de quebra molas no trajeto é levada em conta. Acompanha só:
- Proximidade com as fazendas📍
Um dos pontos mais importante que se deve considerar é a distância, e consequentemente, o tempo que o animal vai ficar no caminhão, por isso que trabalhamos só com fazendas que ficam próximas da nossa planta produtiva, garantindo um transporte rápido e tranquilo para os Novilhos.
- Transportes no momento certo🌡️
Sempre priorizamos fazer o deslocamento do gado em horários em que a temperatura esteja mais amena, no início da manhã ou final da tarde, pra garantir que não sejam expostos ao calor excessivo.
- Carregamento respeitando a capacidade de carga🐂
Não adianta fazer um transporte rápido, com temperatura certa e entupir o caminhão de boi, isso pode acabar machucando os animais e estressando todo um lote, com a chance de se perder um boi inteiro. Carregamos nosso gado respeitando o espaço ideal de transporte e a carga do caminhão, tudo é feito com atenção nos mínimos detalhes pra que a carga e descarga seja feita da maneira correta. Além disso, não usamos choque pra fazer com que o gado entre no caminhão, é tudo feito com bandeiras, sem violência.
Tudo isso garante que o animal se estresse o mínimo possível, mantendo os níveis de Cortisol baixos. Mas o que isso tem a ver com a qualidade da carne?
Bueno, estudos mostram que animais que tiveram pouca exposição a esse hormônio durante a vida, apresentam uma carne de maior qualidade, seja no marmoreio ou na maciez. Em outras palavras, animal pouco estressado é igual a qualidade, claro que não é só isso que determina se uma carne vai ser boa ou não, mas é um fator relevante.