Ecwid.init();

Um pouco da história da Bisteca Fiorentina

Como o próprio nome sugere, a Bisteca Fiorentina é típica da Itália, mais precisamente de Florença – a maior cidade da região da Toscana. Seu preparo é passado de geração em geração, praticamente como um ritual.

A bisteca consiste em um corte que une o contra-filé, o filé mignon e a alcatra bovina. Sua denominação provém de uma antiga tradição da região: a celebração da festa de São Lourenço. A poderosa família Médici patrocinava o evento no dia 10 de agosto de cada ano, data em que a cidade ficava toda iluminada e carne bovina era servida em grande quantidade para a população. Apreciando a carne da festa, viajantes anglo-saxões a pediam como “beaf-steak” – que foi “italianizado” para “bisteca”.

Os mais puristas afirmam que a “verdadeira bisteca fiorentina” só pode ser produzida em bovinos da raça Chianina – originária da região. Porém, seu valor mais caro e menor disponibilidade faz com que, mais recentemente, se retire o corte de diferentes raças de animais.

Reunindo três diferentes texturas num mesmo steak, a Bisteca Fiorentina é perfeita para o preparo na grelha, e seu ponto mais tradicional é mal passado. As receitas italianas também sugerem um toque de ervas e azeite de oliva.

Nós, aqui da PEDRAMOURA, recomendamos que este corte esteja na tua próxima compra!

2 comentários sobre “Um pouco da história da Bisteca Fiorentina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×