Ecwid.init();

Tu sabe a diferença entre gado Taurino e Zebuíno?

Tu já deve ter visto a gente falar sobre raças de gado com genética Taurina ou Zebuína por aqui, mas tu sabe o que isso realmente significa e como essa genética contribui para se ter uma carne de qualidade?
Bom, hoje vamos um pouco mais a fundo nesse assunto.

Quando se trata de criação de gado e genética, temos dois grandes grupos que se diferenciam: o Gado com genética Taurina e o Gado com genética Zebuína, nesses, as melhorias genéticas foram sendo feitas ao longo do tempo, para melhorar o uso de cada grupo.

Os animais com raça Taurina são focados na produção de carne para a venda, com animais mais pesados e de estatura mais baixa, facilitando o processo da criação e contribuindo para o melhor desenvolvimento em nossas pastagens. Produzem carne de alta qualidade, com bastante marmoreio, sabor e maciez. Geralmente o valor desses animais é mais alto, tendo em vista o maior benefício no produto final. Alguns exemplos de raças de gado Taurino são: Black Angus, Red Angus, Hereford e Braford.

Os animais de raça Zebuína tem como maior característica a força e por isso, eram e ainda são muito usados no campo, para a lida em pequenas propriedades, seja puxando uma carreta de boi, arado, tocando engenho ou o serviço de força que precisar, são animais mais leves e de estatura mais alta, com uma anatomia preparada para fazer força. Para a produção de corte, tendem a render bem menos e produzir uma carne de qualidade bem inferior, o que diminui seu preço quando comparados com animais do grupo dos Taurinos. Alguns exemplos de animais com essa h=genética são: Nelore, Gir, o próprio Zebu e Braham.

Outra diferença bem pronunciada nesses dois grupos são as aspas e o Cupim, animais de raça Taurina costumam ser mochos, ou seja, não apresentam aspas e também não produzem o corte do Cupim, duas características que estão presentes na grande maioria dos animais com genética Zebuína.

Uma diferença importante que também pode-se notar nesses dois grupos é o estresse, animais de genética Taurina tendem a ser bem mais tranquilo que os Zebuínos, facilitando a lida no campo e diminuindo o estresse do rebanho no geral, o que contribui diretamente na maciez da carne, quanto mais calmo o gado, mais macia a carne vai ficar.

Criações em confinamento, geralmente, usam gado de raças zebuínas, pois tem um custo mais baixo e também tem uma taxa de reprodução maior por parte das matrizes, facilitando a produção em larga escala. Olhando do ponto de vista do criador é excelente, mas na ponta, quem acaba perdendo é o consumidor, pois os cortes ficam numa qualidade final bem menor.

Aqui na PEDRAMOURA, utilizamos todas as vantagens de raças Taurinas a nosso favor, e unidas com todos os nossos processos e cuidados, garantimos toda a qualidade que chega na tua mesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×