Ecwid.init();

As origens do churrasco gaúcho

É muito difícil precisar uma data ou referência exata sobre o surgimento do churrasco. Podemos presumir que logo quando nossos ancestrais pré-históricos dominaram o fogo, o homem passou a assar a carne proveniente das caçadas – percebendo que este processo a deixava mais macia e saborosa.

Mas olhando um pouco mais de perto a nossa realidade, aqui no Rio Grande do Sul, o churrasco tornou-se um dos pilares culturais da tradição gaúcha, com papel indispensável na identidade da região.

O jeito gaúcho de assar carnes surgiu por volta do século 17, em terras remotas nos pampas, nas comunidades indígenas catequizadas pelos jesuítas, sendo adotado posteriormente pelos tropeiros, que viriam a desenvolvê-lo nos locais por onde passavam.

Hoje, a carne assada na brasa ao estilo do Rio Grande ganhou o Brasil, e é comum ver churrascarias espalhadas por todo o território nacional – e também no exterior. O churrasco é muito mais do que simplesmente preparar uma refeição: seja ao lado da família ou dos amigos, fazer um assado é sinônimo e símbolo de confraternização e partilha.

undefined

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×